Cidades

O Centro Artístico Momentos World se encontra hoje em 7 cidades de 3 países:
Alemanha: Münster
Áustria: Innsbruck e Viena
Brasil: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo

Cada Cidade-Momentos tem a sua própria história a contar. Contudo todas elas nasceram a partir do departamento de performance como um  projeto de performance dança-teatro, o qual foi inicialmente idealizado pelo coreógrafo, diretor e produtor artístico Vinicius. A primeira produção de dança-teatro foi estreada no verão de 2011 na cidade de Viena, Áustria, nascendo assim o Momentos Viena.

O departamento de performance dança-teatro entende que a própria performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos estão em primeiro plano, ou seja, um intenso laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança.

Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro. Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Por último ele é apresentado a uma plateia como uma peça de dança-teatro, num teatro profissional.  Momentos mantém o caráter de um "work in progress", apesar do alto nível de profissionalismo, “pois as verdades da vida são momentos em eternas mudanças” (Vinicius)!

Outro aspecto significativo deste departamento é a cooperação com outras formas de arte. Evidenciamos trocas e simbioses artísticas, culturais, sociais, pedagógicas e profissionais através da estreita parceria com várias academias, institutos e universidades locais. Logo em seguida ele tem a sua base na reciprocidade, ou seja, oferecemos a qualquer um da sociedade, assim como estudantes de artes a possibilidade de experienciar de uma forma autônoma e criativa os diferentes âmbitos na realização da produção de um espetáculo de dança.

O encontro com (estudantes) músicos que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como os estudantes de cinema, vídeo, cenografia, moda e fotografia, tanto de uma forma documentária acompanhando todo o processo do projeto de dança, como na participação da peça de dança, permite uma intensa troca artística nos diferentes níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção – geralmente em duas semanas no Brasil ou 3 fins de semana na Alemanha e Áustria!

Descubra aqui o que cada cidade tem de especial e vem produzindo artisticamente nos seus diferentes departamentos ao longo da sua existência.