MOMENTOS

Artistic Cloud Centre

Momentos foi idealizado por Vinícius, brasileiro e também naturalizado alemão, coreógrafo com mestrado em coreografia, pedagogo de dança e etnólogo. O projeto foi realizado pela primeira vez em 2011 na cidade de Viena, e consistia em sua concepção inicial o trabalhar com artistas de diversas linguagens, preparar e apresentar espetáculos conceituais de dança, assim como o objetivo de criar uma nova plataforma multidisciplinar artística, que através da reciprocidade e coletividade apresentadas na união de artistas das diversas linguagens, desenvolvendo desta forma um espetáculo por meio de um processo artístico, coletivo e horizontal e num tempo recorde de produção.

Ao longo desta uma década o projeto veio fomentando a cultura local, e simultaneamente se expandindo mundialmente: hoje em 3 países e 7 cidades: Áustria (Viena e Innsbruck), Brasil (Rio, Curitiba, Brasília e São Paulo) e Alemanha (Münster). Com uma estrutura mundial, o projeto passou a se chamar Momentos World. 

Devido ao seu também componente de estreitamento cultural e internacional entre Alemanha, Áustria e o Brasil Momentos World vem sendo agraciado nestes últimos anos  por um expressivo reconhecimento diplomático destes três países em diferentes âmbitos. 

De um projeto, nos tornamos um centro artístico. Além do primeiro departamento de performance, desenvolvemos 6 outros mais atuantes tanto de forma autossuficiente, como conjuntamente com intuito de realizações de projetos artísticos, tais como: Momentos Media, Momentos Conectarte (LIVES), Momentos Music, Momentos Cine, Momentos Performance, Momentos Books e Momentos Academics. Iniciamos assim um novo formato artístico, nos reunindo e trabalhando virtualmente, porém, sem um local único e fixo. Surge, assim, um novo nome que define melhor o projeto com tais especificidades, sendo ele um ‘centro artístico em nuvens’. Na união das ideias, temos o “Momentos World – Artistic Cloud Centre”: um novo formato de um centro artístico em nuvens.