Experiências

Gil Santos - Centro Coreográfico Rio.jpeg
Gil Santos - Centro Coreográfico Rio.jpeg

Gil Santos

Direção Administrativa e Técnica do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

"É com imenso prazer e com uma grande alegria que recebemos o MOMENTOS Rio no Centro Coreográfico já a cinco anos anualmente, devida a sua importância artística e pedagógica. Sejam sempre bem vindos a esta casa que é da dança diversa."

Gil Santos - Centro Coreográfico Rio.jpeg
Martina 2.jpg

Martina Beer

Mag. Martina Beer, Chefe do Escritório Internacional do VMI-Vienna Music Institute

"Com Momentos e Vinicius estamos conectados por uma cooperação que cresceu durante muitos anos e que se caracteriza pela estima e amizade, o que representa um grande enriquecimento para nós em muitos níveis. 

O ensino interdisciplinar das habilidades e a promoção da expressão estética-artística e das possibilidades criativas representam um aspecto essencial da educação em nosso conservatório de música. A cooperação com Momentos Vienna oferece a nossos alunos uma excelente oportunidade de perceber e experimentar intensamente a interação de diferentes campos artísticos: dança, fotografia, cinema, literatura, design de palco e música. Esta interação não apenas resulta em diversos estímulos para a improvisação musical, mas também leva os estudantes a deixarem ativamente seu puro toque instrumental e a entrarem na cena em andamento - às vezes até mesmo na dança. Ao fazer isso, eles entram em contato com novas formas de expressão. Assim, os estudantes não apenas têm a oportunidade de criar trilhas sonoras adequadas ao lado da apresentação da dança, mas também têm a oportunidade de se experimentar em vários papéis e tocar com todos os parâmetros de expressão. Desta forma, eles podem extrair novas ideias criativas (musicais) do aqui e agora. 

Sob a direção artística profissional e espacial de Vinicius, os estudantes aprendem muitas habilidades no contexto desta cooperação que têm um efeito positivo na prática musical e no desenvolvimento da personalidade do artista, seja esta uma interação a mais flexível, habilidades de escuta e atuação, uma abordagem livre e reduzida à fisicalidade e ao movimento, o desenvolvimento de uma forte presença cênica ou simplesmente: pensar de novo, criar algo novo e ter visões."